Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

formação de casal e acasalamento




                              

                                                 como escolher suas matrizes 



1° Escolha exemplares para formação de casais que tenham características interessantes que possam ser transmitidas às suas crias (porte, tamanho da crista, intensidade da coloração das penas, por exemplo).  Você também tem chances de conseguir filhotes superiores aos pais mesclando, na formação de casais, aves que tenham características não tão boas com excelentes matrizes que possam compensar as desvantagens (porte menor em relação ao seu par, etc.)

2° Formar previamente o casal que se quer obter colocando-o em viveiro, pois, se deixarmos várias aves num mesmo espaço corremos o risco delas se escolherem entre si, o que consideramos o mais adequado e é a formação que dá mais certa quando não se tem a intenção de formar um determinado casal, seja pela questão da cor, do porte do exemplar, ou qualquer outra particularidade significativa.  
3º Procure adquirir aves selvagens (ariscas) para procriação, pois aves mansas chegam a se reproduzir, mas algumas não se acertam , quer seja no acasalamento em si, quer seja no choco dos ovos ou cuidados com os filhotes (perdem o instinto natural de reprodução pela sua condição de ave domesticada).
4º Quando as aves se escolhem entre elas mesmas, o acasalamento ocorre de forma mais rápida, caso contrário, pode levar um certo tempo para que 2 aves se interessem uma pela outra, é preciso ter paciência quanto a isso.
5º  Procure criar com aves a partir de 12 meses (o ideal é a partir dos 18 meses) pois já estão maduras tanto sexualmente, quanto para os cuidados exigidos na fase de reprodução, pois a inexperiência pode levar o casal a não chocar os ovos e nem a cuidar dos filhotes corretamente.

6ª Na maioria das vezes é mais interessante adquirir exemplares (de fonte confiável) com poucos meses de vida para formação de casais mais para a frente, do que casais formados, pois estes podem ser descarte de criadores que não tiveram sucesso na reprodução, ou outros problemas.


7º Esteja sempre atento aos casais formados, como que se relacionam no dia a dia, e disponibilizar ninho somente nas condições que o permitem : aves saudáveis, ambiente adequado, etc.

instale na tela da gaiola ou do viveiro um ninho de madeira tipo caixa, medindo cerca de 35 cm decomprimento, 20 cm de largura, 20 cm de altura, com entrada redonda na frente, e com uma ante-sala dentro do ninho, ultilizar maralha (serragem) para forração do ninho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário