Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Seja pago para ler e-mails! Ganhe dinheiro por cada e-mail lido e clicado. Ganhe mais dinheiro por cada e-mail que as pessoas que você indicar lerem. Inscreva-se já e comece a ganhar!
http://www.e-mai.net/edy2209

domingo, 19 de maio de 2013

Perola


Pérola      
O perolado são "pintas" de cor amarela ou branca marcadas no corpo da Calopsita.  A coloração difere bastante, devido a  variação  da quantidade e intensidade do perolado.  A mutação Pérola pode combinar-se com outras mutações, conforme os exemplos a seguir:




perola cara branca
Nos machos, à medida que torna-se adulto, após ter passado pelas mudas de penas, o perolado vai desaparecendo, ficando totalmente sem o perolado aos 12 meses aproximadamente, enquanto que na fêmea se mantém, veja o processo: 

Lutino

                      

     Lutino  
Ave branca apresenta ausência de melanina, por essa razão o bico e pés são rosados e olhos avermelhados. A sua coloração vai desde uma coloração no corpo quase branca até um amarelo forte.  Existe ainda a combinação do lutino com outras mutações, surgindo então Lutino-Pérola, Lutino-Arlequim, Lutino-Canela, etc. Algumas ave lutinas e albinas apresentam uma falha de penas logo abaixo do topete, que é uma herança de falha genética.                 




Geralmente os exemplares de lutinos apresentam uma ausência de penas embaixo do topete, que é caracterizado por falha genética.  De uns anos para cá, criadores têm conseguido obter lutinos sem essa falha.  Indicamos evitar cruzamento com aves que tenham a falha, na medida do possível, para que os filhotes não a herdem.



sábado, 18 de maio de 2013

Cara amarela

                                         

Padrão Cara Amarela: Ainda não há notícia de sua existência no Brasil. É muito semelhante ao padrão silvestre. A principal diferença é a cor da bochecha. Em vez de ser vermelha é amarela

Cara branca

     
   


Padrão Cara Branca: As cores dominantes são o cinza – escuro, o preto e o branco. O macho tem cabeça branca, crista cinza e bordas das asas brancas. A fêmea tem o corpo cinza, bordas das asas brancas e face interior da cauda com estrias pretas e brancas.
Padrão Fulvo: Semelhante ao padrão canela. A cor predominante no corpo é o canela – pálido com manchas de amarelo – suave e com a face amarelo forte. Os olhos são vermelhos.
Padrão prata: Há duas formas distintas. A chamada recessiva e a dominante. Na recessiva, os olhos são vermelhos e o cinza do corpo é prateado. As demais características são iguais à do padrão normal. Na dominante o tom do corpo é prateado – pastel. Os olhos são pretos, as pernas cinzas e as faces e a crista são amarelo-forte.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

O QUE CALOPSITA COME ?




O que a calopsita come?
A calopsita come um ração própria para psitacideos. Mas não despensa verdura, legumes e frutas. 
Há alimentos proibidos como:
Alface - Causa diarréia;
Abacate - Leva a morte rapidamente;
Cafeina - consumo totalmente proibido mesmo em pequenas quantidades, pode causar hiperatividade, vômitos, diarréia, batidas cardíacas irregulares e morte;
Chocolate - Causa os mesmos sintom
as da cafeína;
Bebidas alcoólicas - O fígado das Calopsitas não consegue metabolizar o álcool, podendo causar lesões cerebrais e morte;
Sal - Os psitacídeos não conseguem excretar sal como nós. Por isso, o consumo de sal causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade, tremores e até morte.
Gordura - o excesso de gordura pode causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia, problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes;
Outros alimentos que devem ser evitados: folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pêra, ameixa, pêssego).



COMO ALIMENTAR FILHOTES


Foto


como alimentar os filhotes caso tire dos pais
Os filhotes deverão ter 2 semanas de vida, no mínimo. Se você fizer antes, o pássaro provavelmente não sobreviverá.

Lembre-se : este procedimento somente é aconselhável se estritamente necessário. Criadores comprovam que aves alimentadas normalmente pelos pais têm uma melhor saúde e uma maior longevidade !

Prepare a mistura seguindo estritamente as instruções na embalagem do produto. Esta mistura pode ser encontrada nas petshoppes . O filhote pode ser alimentado com uma seringa normal. Procure não reutilizar. Pode ser utilizada colher e pazinhas conforme o texto anterior.

Não fique surpreso com os sons que os filhotes emitem durante a alimentação.

Horários de alimentação :

3 semanas
4 semanas
5 semanas
6 - 7 semanas
8 semanas
7.00 - 11.00 - 15.00
19.00 - 23.00

7.00 - 12.30 - 17.30
21.00 - 22.30

7.00 - 15.00 - 22.00
7.00 - 22.00
22.00

A partir da sexta semana você pode começar a deixar um pouco de mistura para calopsitas na gaiola. O filhote paulatinamente irá começar a comer sozinho, sem sua ajuda. Deixe disponível milho cru para o filhote.

O filhote provavelmente estará independente por volta de 10 a 12 semanas. Daí ele estará “desmamado”. A partir deste ponto prosseguir com a alimentação normal de calopsitas.

COMPORTAMENTO


COMPORTAMENTO

    É uma excelente companhia para toda a família. Elas se apegam às pessoas da casa e normalmente quando as vêem assobiam e se aproximam das grades da gaiola para as observarem de perto e acompanharem atentamente suas atividades. A única recomendação sobre o convívio entre Calopsitas e humanos é em relação à crianças pequenas e pouco acostumadas a lidar com aves. É preciso orientá-las para evitar que machuquem as Calopsitas caso as peguem na mão e também para que não as estressem ou apertem bruscamente, orientando também que não se deve bater no viveiro e nem gritar muito alto. Atitudes como essas deixam as aves apavoradas e desconfiadas com seres humanos.

    São facilmente domesticadas quando jovens, e raramente bicam quando assim domesticadas. Quando perturbadas, as calopsitas mansas apenas gritam ou beliscam o dedo. As reconhecem bem as pessoas, e costumam ser particularmente fiéis à pessoa que cuida e treina. Para que elas se liguem a todos membros da família, elas devem ser manipuladas por todos.

    As calopsitas assobiam e, podem até falar, muito raramente, mas isso é possível. Isso varia muito de exemplar para exemplar, tambem exige dedicação e atenção do proprietário. Atualmente existem CD's para ensinar as calopsitas a falar. São pássaros perfeitos para quem quer uma relação amigável com uma ave. São divertidos e muito engraçados e sempre leais aos donos.

    Ativa e brincalhona, a Calopsita parece mesmo ser uma ave feliz. Estão sempre brincando, pulando de um poleiro para outro, subindo na grade ou divertindo-se na banheira. Sempre estão em movimento, alegrando o ambiente. Mas, mesmo sendo adepta de muitas brincadeiras, as Calopsitas não costumam ser muito destrutivas.


PADRÕES DE CORES


PADRÕES DE CORES

    A Calopsita é encontrada na natureza na cor cinza com as bordas das asas brancas. O macho tem crista e cabeça amarelas e a fêmea tem crista cinza amarelado e a cabeça cinza. Ambos têm as bochechas vermelhas, mas a da fêmea é mais clara. A cauda do macho é preta e a da fêmea intercala o preto com o amarelo. É o que os criadores chamam de padrão silvestre ou normal.

 


    Quando surgem aves mutantes na natureza, ostentando outras combinações de cores, dificilmente sobrevivem. Elas são vítimas mais fáceis a ação de predadores, pois a coloração diferente ganha destaque e colabora para uma visualização mais rápida da ave por parte dos predadores naturais.
O contraste da cor negra na cauda parece deixar as outras cores se sobressaírem ainda mais. Mas essa é uma característica só dos machos, pois as fêmeas misturam o negro e o amarelo, na parte mais baixa da cauda.
    A partir do padrão silvestre, a criação selecionada fixou diversos padrões e também muitas variedades que se caracterizam pela mescla de padrões distintos e as inúmeras cores existentes hoje, são decorrentes da fixação de mutações feitas pelos criadores, diversas surgidas nos últimos 15 anos, algumas muito recentes e difíceis de serem encontradas nas lojas.
    As mutações da calopsita são classificadas da seguinte forma :
Sexo-ligado : Lutino, Canela, Pérola, Bochecha Amarela
Recessivo : Arlequim, Cara Branca, Fulvo, Pastel, Esmeralda, Prata Recessivo
Dominante : Cinza Silvestre, Prata Dominante, Bochecha Amarela Dominante

A seguir destacaremos as cores mais freqüentes:

- Padrão Canela: Parecido com o padrão Normal, mas difere na cor do corpo, que é marrom em vez de cinza, e na tonalidade mais clara das pernas e dos olhos.

 

- Padrão Pérola: De forma geral, apresentam na cabeça duas manchas vermelhas laterais, as faces são amarelas salpicado de cinza, a crista amarela é riscada de cinza, as penas das costas podem variar do branco ao amarelo. As penas das asas são cinza com faixas amarelas. A cauda é amarela, o peito e a barriga, listrados de amarelo e cinza.


- Padrão Lutino: o branco predomina no corpo. Os olhos são vermelhos, os pés rosados, a crista amarela, o bico marfim, a cabeça amarelada com bochechas vermelhas. Nas asas e na cauda também há um pouco de amarelo.


- Padrão Arlequim: padrão bem variável que pode ser parecido ao padrão normal ou até apresentar pouquíssimo cinza e, sim, o amarelo claro. A cabeça é amarela forte, bochechasvermelhas e crista amarela.

 - Padrão Cara Branca: as cores dominantes são o cinza escuro, o preto e o branco. O macho tem cabeça branca, crista cinza e bordas das asas brancas. A fêmea tem o corpo cinza, bordas das asas brancas e face interior da cauda com estrias pretas e brancas.


- Padrão Prata: Há duas formas distintas. A chamada recessiva e a dominante. Na recessiva, os olhos são vermelhos e o cinza do corpo é prateado. As demais características são iguais à do padrão normal. São raras. Na dominante o tom do corpo é prateado pastel. Os olhos são pretos, as penas cinza e as faces e a crista são amarelo forte.


 - Padrão Cara Amarela: É uma das mas recentes mutações e a única que há Sexo-Ligado e Dominante.  A característica principal é a bochecha na cor amarela, ao contrário da cor laranja tradicional.  No cruzamento, é importante não fazê-lo entre uma ave Sexo-Ligado e outra Dominante, e também não é recomendado cruzar Bochacha amarela com Cara Branca.

 


formação de casal e acasalamento




                              

                                                 como escolher suas matrizes 



1° Escolha exemplares para formação de casais que tenham características interessantes que possam ser transmitidas às suas crias (porte, tamanho da crista, intensidade da coloração das penas, por exemplo).  Você também tem chances de conseguir filhotes superiores aos pais mesclando, na formação de casais, aves que tenham características não tão boas com excelentes matrizes que possam compensar as desvantagens (porte menor em relação ao seu par, etc.)

2° Formar previamente o casal que se quer obter colocando-o em viveiro, pois, se deixarmos várias aves num mesmo espaço corremos o risco delas se escolherem entre si, o que consideramos o mais adequado e é a formação que dá mais certa quando não se tem a intenção de formar um determinado casal, seja pela questão da cor, do porte do exemplar, ou qualquer outra particularidade significativa.  
3º Procure adquirir aves selvagens (ariscas) para procriação, pois aves mansas chegam a se reproduzir, mas algumas não se acertam , quer seja no acasalamento em si, quer seja no choco dos ovos ou cuidados com os filhotes (perdem o instinto natural de reprodução pela sua condição de ave domesticada).
4º Quando as aves se escolhem entre elas mesmas, o acasalamento ocorre de forma mais rápida, caso contrário, pode levar um certo tempo para que 2 aves se interessem uma pela outra, é preciso ter paciência quanto a isso.
5º  Procure criar com aves a partir de 12 meses (o ideal é a partir dos 18 meses) pois já estão maduras tanto sexualmente, quanto para os cuidados exigidos na fase de reprodução, pois a inexperiência pode levar o casal a não chocar os ovos e nem a cuidar dos filhotes corretamente.

6ª Na maioria das vezes é mais interessante adquirir exemplares (de fonte confiável) com poucos meses de vida para formação de casais mais para a frente, do que casais formados, pois estes podem ser descarte de criadores que não tiveram sucesso na reprodução, ou outros problemas.


7º Esteja sempre atento aos casais formados, como que se relacionam no dia a dia, e disponibilizar ninho somente nas condições que o permitem : aves saudáveis, ambiente adequado, etc.

instale na tela da gaiola ou do viveiro um ninho de madeira tipo caixa, medindo cerca de 35 cm decomprimento, 20 cm de largura, 20 cm de altura, com entrada redonda na frente, e com uma ante-sala dentro do ninho, ultilizar maralha (serragem) para forração do ninho.






FotoFotoFotoFoto
Foto
Genetica para iniciante

Em que aspectos a genética ajuda na criação?

Os criadores de Calopsitas e/ou Psitacídeos de forma geral, dominando esta ciência, poderão melhor entender o que acontece em seus criadouros e optarem, com maior êxito, na seleção de matrizes objetivando avanços na produtividade e principalmente, na elevação do padrão técnico dos pássaros. Enfim a genética nos auxilia até na sexagem das aves.

Definição:

Genética é o ramo da Biologia que estuda a transmissão das características físicas e biológicas de uma geração para a seguinte, sendo considerada a ciência da hereditariedade. Essas características são armazenadas em estruturas especiais denominadas genes.

Alguns termos utilizados frequentemente em genética:

ZIGOTO: É a célula formada da união do gameta masculino (espermatozóide) e feminino (óvulo) que dará origem ao novo filhote.
GENÓTIPO: É o conjunto de genes que definem a formação de todas as características do indivíduo. É o seu patrimônio genético.
FENÓTIPO: É a aparência externa do pássaro. O Fenótipo depende dos genes que o pássaro possua em seu genótipo, mas também de uma série de outros elementos como: alimentação, ambiente, luz solar, etc.
GENE: Elemento do cromossomo que condiciona a transmissão e a manifestação dos caracteres hereditários.

A Transmissão Genética:

A reprodução dos psitacídeos é sexuada, sendo o casal (pai e mãe) responsável pelas características do seu filho. É no ato da fecundação do óvulo pelo espermatozóide, que o zigoto se forma e recebe todas as informações dos pais que, em conjunto, definirão o Genótipo e a base do Fenótipo do pássaro a ser formado.

As Mutações:

Cinza ou Normal (Normal Grey): Essa é variedade selvagem original, que se encontra na natureza, com o corpo cinza e a bordas das asas brancas. Os machos tem a crista e a cabeça amarela, a fêmea é cinza amarelado com a cabeça cinza. Ambos têm na cara manchas arredondadas na cor vermelha, sendo que as fêmeas tem o tom de vermelho mais suave. A cauda do macho é totalmente negra, já na fêmea intercala negro com amarelo na parte de baixo. Em ambos os sexos, os olhos são marrons e o bico cinza escuro, pernas e pés, cinza escuro.

Foi a beleza de suas cores suaves que despertou no Homem o desejo de tentar reproduzi-lo em cativeiro, onde ocorram, aleatoriamente, inúmeras Mutações, isto é, modificações genéticas, que foram percebidas e fixadas pelo homem… Esta fixação no patrimônio genético da espécie, foi obtida através de cruzamentos entre pais e filhos, permitindo as variações belíssimas de cores e raças que hoje existem.

A mutação ocorre quando existe alteração em um dos genes, modificando algumas características esperadas nos filhotes. Quando ocorre uma mutação o gene passa a existir de duas formas distintas:
-forma original (características já existentes)
-forma mutante (nova característica)

Exemplo 1:

De um casal de Selvagens (Cinza ou Normal) nasceram filhotes Selvagens e Canelas. Observa-se que alguns filhotes possuem a característica esperada, ou seja, a cor Cinza. Os filhotes Canelas nasceram com características modificada, ou seja, a cor Canela, que, portanto, é uma mutação.
Algumas informações para cores estão ligadas à informação do sexo que os pais transmitem ao filhote que neste caso, são chamadas de cores sexo-ligadas. Porém, outras estão livres da informação sexual, sendo elas Dominantes e Recessivas.

Conhecendo Melhor os Tipos de Mutações:

Enfocarei aqui a ciência de uma forma prática, sem me ater à complexidade das fórmulas genéticas e às análises mitológicas, que se fariam necessárias para maior aprofundamento no assunto.

As Mutações Sexo-ligadas:

Existem várias mutações de cores que se encontram ligadas à informação sexual, são elas: Lutino, Canela, Pérola, Cara Amarela…Nas mutações sexo-ligadas, quando os exemplares machos possuem certa mutação em seu patrimônio genético, podem se comportar de dois modos distintos:

1-mostrando a mutação em seu fenótipo: neste caso são mutantes.
2-não mostrando a mutação em seu fenótipo: neste caso são chamados de portadores.

No primeiro caso, eles são chamados Homozigotos, possuem uma única informação genética. No segundo caso, eles são ditos Heterozigotos, pois possuem duas informações: uma original que prevalece no fenótipo e a outra mutante que fica escondida no genótipo.
Atenção: As fêmeas deste grupo só podem apresentar a mutação em seu fenótipo, não podendo ser portadoras de qualquer destas mutações. São chamadas, por isto, de Hemizigotas, pois só recebem informações para cores sexo-ligadas fornecidas pelo pai.

Estes termos utilizados acima podem ser melhor entendidos, lembrando o significado dos prefixos gregos usados para formulá-las:

-Homo = igual;
-Hétero = diferente;
-Hemi = metade.

No exemplo 1 anteriormente citado, o Macho Cinza Silvestre seria Homozigoto (não portanto nenhuma cor) se tivessem nascido somente filhotes Cinzas e/ou Silvestre. Porém, como nasceram filhotes Canelas, ele é dito Heterozigoto (portador de outra cor), ou seja, é um Cinza Silvestre portador de Canela.

Quando uma cor se manifesta no Fenótipo “escondendo” o efeito de outra cor, ela é dita Dominante. A cor que ficou escondida é dita Recessiva (ou seja, dominada).

Concluo que, para uma cor recessiva aparecer no fenótipo das aves, existe a necessidade desta estar em dose dupla no genótipo (informação fornecida pelo Pai e pela Mãe), porque se assim não for, ela ficará escondida pela cor dominante que estiver presente.
Atenção: Todas as mutações sexo-ligadas são recessivas.

Ainda em relação ao exemplo 1, podemos afirmar que os filhotes Canelas que nasceram são fêmeas, pois para que nascessem Machos Canelas, seria obrigatório que a reprodutora fosse Canela. Isto ocorre porque, quando a mutação é sexo-ligada, para que nasçam filhotes machos com fenótipo mutante, é obrigatório que esta informação genética seja transmitida pelo pai e pela mãe.
Obs: Qualquer mutação recessiva sempre se comporta do mesmo modo, descrito acima.

As Mutações Recessivas:

A mutação é dita recessiva quando se faz necessário que ambos os progenitores sejam ou portem mutação recessiva, para que possam obter filhote da mesma mutação. Isso acontece porque a cor selvagem é sempre dominante em relação à mutação recessiva. São exemplos de mutações recessivas: Arlequim, Cara Branca, Fulvo, Pastel, Esmeralda, Prata Recessivo…

A diferença chave entre a Recessiva e Sexo ligado, é que na sexo ligada basta você ter um exemplar macho para tirar filhotes fêmeas iguais ao pai e apenas os machos escondem / portam mutações, já nas mutações recessivas tanto macho quanto fêmeas portam/escondem mutações.

Vamos ao exemplo?

Exemplo 2: De um determinado casal MACHO INDEFINIDO x FÊMEA LUTINO, tivemos a seguinte ninhada:

Filhote 1: Cinza Silvestre
Filhote 2: Lutino
Filhote 3: Arlequim Cinza

Com Base que no que já foi dito ate aqui poderíamos tirar algumas informações sobre esse casal, vamos lá?

1° Como saiu filhotes Cinzas obrigatoriamente o macho tem que ser Cinza
2° Opa, saiu um filhote Lutino e lutino é uma mutação sexo ligada, portanto o macho obrigatoriamente tem que PORTAR ou SER LUTINO, como tivemos filhotes Cinzas, obrigatoriamente esse macho em questão ESCONDE/PORTA a mutação
3° NOSSA e agora saiu um Arlequim Cinza, como vimos se nasceu um filhote Arlequim obrigatoriamente o Macho ou PORTA Arlequim ou é Arlequim e que a Fêmea também tem que PORTAR Arlequim já que a mesma é Lutino

Resumindo, apenas com os filhotes desse casal chegamos a conclusão que:
Obs: Lê-se / Portador de

Macho: Cinza / Lutino e Arlequim ou Arlequim Cinza / Lutino
Fêmea: Lutino / Arlequim

OBS: Para você ter um exemplar RECESSIVO através de cruzamentos na pior das hipóteses o macho tem que portar a mutação e fêmea também.

As Mutações Dominantes:

As mutações dominantes são aquelas que, quando cruzadas com animais standards, produzem descendentes na proporção de 50% standards e 50% mutantes. Ou seja, já na primeira geração nascem filhotes da mesma mutação de um de seus pais. Lê-se Standards para outras mutações seja ela recessiva ou sexo-ligada. São elas: Cinza Silvestre, Prata Dominante, Bochecha Amarela Dominante

Obs I: Uma calopsita nunca será portadora de uma mutação dominante, isto é, sua mutação é visível ou não.
Obs II: Aves Dominantes podem PORTAR mutações Sexo-Ligadas e Recessivas

Exemplo3:

Um casal - Macho Prata Dominante e Fêmea Silvestre tiveram 4 filhotes são eles:

Filhote 1: Cinza Silvestre
Filhote 2: Arlequim Silvestre
Filhote 3: Lutino
Filhote 4: Prata Dominante

Com Base que no que já foi dito ate aqui poderíamos tirar algumas informações sobre esse casal, vamos lá?

1° Tivemos Filhotes Arlequim no cruzamento de dois dominantes e como já vimos para termos um recessivo no mínimo ambos os pais tem que portar a mutação, então tanto o macho como a fêmea PORTAM a mutação Arlequim
2° Tivemos um filhote lutino, podemos afirmar que esse filhote é uma fêmea e que o pai PORTA a mutação lutino tendo em vista que é uma mutação sexo-ligada e na mesma fêmeas não portam

Então temos:

Macho Prata Dominante / Lutino e Arlequim
Fêmea Silvestre / Arlequim

Aproveitando o mesmo exemplo 3 seria possível desse casal nascer APENAS Filhotes Cinzas Silvestres? Sim seria possível! Na genética a probabilidade incide sobre cada OVO, esse exemplo 3 as possibilidades desconhecendo o que cada ave PORTA seria:

50% de chances de Filhotes Pratas Dominantes
50% de chances de Filhotes Cinzas Silvestres

Seria para a natureza como se a cada vez que a fêmea colocasse um OVO um dado contendo os números 1 e 2 fossem lançados, onde o 1 seria para que o ovo carregasse a mutação Prata Dominante e 2 a mutação Cinza Silvestre. Se jogarmos um dado de dois números quatro vezes existe uma probabilidade baixa de o mesmo numero se repetir por quatro vezes seguidas, assim funciona a genética.