Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PADRÕES DE CORES


PADRÕES DE CORES

    A Calopsita é encontrada na natureza na cor cinza com as bordas das asas brancas. O macho tem crista e cabeça amarelas e a fêmea tem crista cinza amarelado e a cabeça cinza. Ambos têm as bochechas vermelhas, mas a da fêmea é mais clara. A cauda do macho é preta e a da fêmea intercala o preto com o amarelo. É o que os criadores chamam de padrão silvestre ou normal.

 


    Quando surgem aves mutantes na natureza, ostentando outras combinações de cores, dificilmente sobrevivem. Elas são vítimas mais fáceis a ação de predadores, pois a coloração diferente ganha destaque e colabora para uma visualização mais rápida da ave por parte dos predadores naturais.
O contraste da cor negra na cauda parece deixar as outras cores se sobressaírem ainda mais. Mas essa é uma característica só dos machos, pois as fêmeas misturam o negro e o amarelo, na parte mais baixa da cauda.
    A partir do padrão silvestre, a criação selecionada fixou diversos padrões e também muitas variedades que se caracterizam pela mescla de padrões distintos e as inúmeras cores existentes hoje, são decorrentes da fixação de mutações feitas pelos criadores, diversas surgidas nos últimos 15 anos, algumas muito recentes e difíceis de serem encontradas nas lojas.
    As mutações da calopsita são classificadas da seguinte forma :
Sexo-ligado : Lutino, Canela, Pérola, Bochecha Amarela
Recessivo : Arlequim, Cara Branca, Fulvo, Pastel, Esmeralda, Prata Recessivo
Dominante : Cinza Silvestre, Prata Dominante, Bochecha Amarela Dominante

A seguir destacaremos as cores mais freqüentes:

- Padrão Canela: Parecido com o padrão Normal, mas difere na cor do corpo, que é marrom em vez de cinza, e na tonalidade mais clara das pernas e dos olhos.

 

- Padrão Pérola: De forma geral, apresentam na cabeça duas manchas vermelhas laterais, as faces são amarelas salpicado de cinza, a crista amarela é riscada de cinza, as penas das costas podem variar do branco ao amarelo. As penas das asas são cinza com faixas amarelas. A cauda é amarela, o peito e a barriga, listrados de amarelo e cinza.


- Padrão Lutino: o branco predomina no corpo. Os olhos são vermelhos, os pés rosados, a crista amarela, o bico marfim, a cabeça amarelada com bochechas vermelhas. Nas asas e na cauda também há um pouco de amarelo.


- Padrão Arlequim: padrão bem variável que pode ser parecido ao padrão normal ou até apresentar pouquíssimo cinza e, sim, o amarelo claro. A cabeça é amarela forte, bochechasvermelhas e crista amarela.

 - Padrão Cara Branca: as cores dominantes são o cinza escuro, o preto e o branco. O macho tem cabeça branca, crista cinza e bordas das asas brancas. A fêmea tem o corpo cinza, bordas das asas brancas e face interior da cauda com estrias pretas e brancas.


- Padrão Prata: Há duas formas distintas. A chamada recessiva e a dominante. Na recessiva, os olhos são vermelhos e o cinza do corpo é prateado. As demais características são iguais à do padrão normal. São raras. Na dominante o tom do corpo é prateado pastel. Os olhos são pretos, as penas cinza e as faces e a crista são amarelo forte.


 - Padrão Cara Amarela: É uma das mas recentes mutações e a única que há Sexo-Ligado e Dominante.  A característica principal é a bochecha na cor amarela, ao contrário da cor laranja tradicional.  No cruzamento, é importante não fazê-lo entre uma ave Sexo-Ligado e outra Dominante, e também não é recomendado cruzar Bochacha amarela com Cara Branca.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário